terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Parque Pedra da Cebola




Nome oficial: Parque Pedra da Cebola.

Área: 100.005 m².

Localização e acesso: situado na Grande Goiabeiras, próximo à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui três acessos: pela Av. Fernando Ferrari, pela Av. Carlos Gomes de Sá com Rua João Batista Celestino e Av. Des. Demerval Lyrio com Rua Vicente de Oliveira.Bairros: Mata da Praia, Morada de Camburi e Jardim da Penha.


Topografia: relevo suave ondulado na parte superior, separado por um paredão abrupto, cava da antiga pedreira, que foi recuperada para instalação de parte do parque. Uma formação rochosa exposta em forma de bolder - bloco oscilante suspenso, com altitude de 26,7 m. Duas depressões em rochas foram aproveitadas para construção dos lagos artificiais. Sob a rocha-base que sustenta a Pedra da Cebola, existe um marco geodésico, protegido por lei federal, que serve de auxílio a medições topográficas.


Flora: presença de vegetação rupestre, sendo ambiente de transição de restinga para floresta de Mata Atlântica (mata de tabuleiro).


Fauna: pequenos répteis, aves migratórias e aves domésticas introduzidas (patos, marrecos, gansos, galinhas d'angola, pavões, perus e garnisés), mamíferos (coelhos e preás), quelônios (tartarugas, jabutis e cágados) e no lago das bromélias (ver foto), carpas.


Cercamento: com muros das residências do entorno e alambrados. Com elementos botânicos que servem de cerca viva (alamandas amarelas).


Espaço esportivo: campo de futebol e campo de beisebol, área para a prática de montanhismo, ciclovia, no interior do parque, com 1.200 m.


Espaço recreativo: playground, trilhas, pista para cooper, fazendinha e mirante.Espaço cultural: espaço cultural do Mosteiro Zen Morro da Vargem.Espaço para eventos: cobertura do playground e espaço da área esportiva para feiras e espetáculos.Setor de apoio à Unidade de


Conservação: sede administrativa, sanitários, espaço cultural, guaritas de acesso, módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), local de recreação da terceira idade, centro de apoio às atividades de manutenção interna e recuperação de plantas e Centro de Educação Ambiental (CEA). O Parque possui um herbário de plantas medicinais, onde encontram-se cerca de 70 espécies diferentes, com painel informativo sobre cada uma delas, entretanto, não há distribuição de mudas, serviço oferecido no Parque Municipal de Tabuazeiro.


Características gerais:A região é um marco paisagístico importante no contexto sócio-cultural da cidade. Caracteriza-se por ter um relevo suave-ondulado, com terrenos de cota altimétrica que varia de 22 a 24 metros na parte superior. Na antiga cava funcionou, no período 1966 a 1978, a Pedreira Goiabeiras, de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). A pedreira demolia as rochas do local para construção dos piers do Porto de Tubarão.

O Parque Pedra da Cebola, uma área do Governo Estadual, foi entregue à Prefeitura de Vitória no dia 07 de junho de 1997, através de contrato de gestão. Pelo contrato, a PMV assumiu o compromisso de implantar um parque com características metropolitanas.

No Parque, destaca-se a Pedra da Cebola, um monumento natural tombado em 1986 pelo Conselho Estadual de Cultura, que tornou-se um marco cultural, paisagístico e ambiental da cidade. A pedra é uma formação geológica sob forma de bloco oscilante ou suspenso que, devido ao intemperismo, assumiu formas arredondadas com sulcos em suas bordas. O aspecto de cebola é dado também pela vegetação rupestre em seu topo. Da Pedra da Cebola o visitante pode observar a Praia de Camburi, o Porto de Tubarão, o Morro do Mestre Álvaro, localizado no Município da Serra, o manguezal do Lameirão e todo o Maciço Central.

Nenhum comentário: